quinta-feira, 4 de outubro de 2018

As melhores pequenas sensações do mundo

Ultimamente tenho-me sentido tão grata pela minha garrafa de água, pijama e cama, entre outros, que me senti na necessidade de escrever sobre as pequenas coisas do dia a dia às quais nem sempre damos o devido valor, mas que são algumas das melhores sensações do mundo. Obviamente que são mais de dez, mas estas são algumas das que me ocorrem neste momento.

1. Quando estamos sem comer o dia todo e comemos finalmente um prato de boa comida. Mmm.. essa sensação é ótima, tal como a sensação de barriga satisfeita. Nem sempre sendo confortável, sentirmo-nos cheios não deixa de ser uma bênção, não é?

2. Beber quase que um barril de água pura e fresca depois de uma caminhada enorme qualquer em que não trouxemos água connosco pelo caminho. A sensação de estar a morrer de sede há séculos e de finalmente saciar essa sede tem de ser mesmo uma das melhores do mundo. 

3. Acordar ao fim de uma boa e longa noite de sono. Aquele feeling de nos sentirmos refrescados e com energia suficiente para escalar o Monte Everest, faz-me sentir que é um magnífico dia e que posso fazer coisas maravilhosas com ele.  E o aspeto luminoso e saudável com que a nossa pele fica depois de uma noite assim? Melhor que isto, só mesmo acordar mais cedo e descobrir que ainda podemos dormir mais umas horas. O que me leva ao ponto seguinte...

4. Dormir. Mesmo antes de adormecermos, deixarmo-nos afundar no conforto e maciez da nossa cama. Confortável e relaxada, sem ninguém a incomodar me. A mente fica vazia e a única coisa que invade os vossos pensamentos são o quão estão confortáveis e descansados. Se dormirem numa king size bed como eu, saberão do que estou a falar.

5. Sentirmo-nos inspirados. A sensação de que aprendemos, vimos ou assistimos a algo novo e a inerente alegria repentina de nos sentirmos felizes e motivados logo a seguir.

6. Desmaquilhar o rosto. Que sensação de limpeza e de felicidade quando, ao fim de um longo dia, removemos toda a oleosidade, poluição e maquilhagem do rosto. Dormir sem limpar o rosto é um atentado à saúde da nossa pele. As toalhitas desmaquilhantes servem para as mais preguiçosas, mas nada como a limpeza integral. É uma das minhas pequenas melhores sensações favoritas!

7. BANHO!!! Se não fossem as malditas contas do SMAS, bem que passava tardes inteiras debaixo de água. Adoro tomar banho, é algo que elevo ao nível de um ritual. Que bom chegar a casa, cansados, transpirados do treino, da caminhada, do dia de calor, o que seja, e ter um bom banho refrescante ou quentinho, conforme a situação, e deixar que as nossas inquietações e sujidade se sumam pelo ralo abaixo. E o cabelo magnífico com que ficamos depois?

8. Chegar a casa ao fim de um longo dia de trabalho. Quão bom não é chegar a casa, suspirar de alívio, pontapear os sapatos para algures e afundar no sofá?

9. Quando finalmente terminamos a limpeza da casa, um projeto, uma tarefa pesarosa. Que sensação de WIN! Sinto-me sempre ótima quando, depois de limpar o apartamento, fico a contemplar o brilho do chão e sinto o cheirinho a produtos de limpeza no ar. É tão gratificante. Especialmente depois de uns bons dias a procrastinar a maldita limpeza.

10. Contemplar a vista da janela. Por mais que seja sempre a mesma paisagem, os mesmos prédios, as mesmas árvores, há sempre algo de novo na vista que temos das nossas janelas. Os tons do céu nunca são iguais e há sempre um novo gato, uma nova flor, uma pessoa que passa, em diferentes situações. Atrás da minha casa tenho um amplo parque verde, onde vejo crianças a brincar ou pessoas que descansam e conversam à sombra. Há também um refúgio de (muitos) gatos (giros!), tratados e alimentados pela Câmara de Sintra (Só que não dão mão...!). Nos prédios que avisto da minha janela, há sempre filas diferentes de cores nos estendais das janelas ou varandas. 

Talvez nem todos tenhamos paisagens bonitas quando vamos à janela. Mas ir à janela, por breves minutos que sejam, não deixa de ser um momento só nosso, onde as coisas mais triviais que avistamos nos trazem memórias, nos inspiram e nos relaxam.

Claro que existem muitas mais pequenas boas sensações. O cabelo acabado de secar, ouvir as minhas músicas favoritas e sentir o sol no rosto são algumas menções honrosas. Quais são para vocês as melhores sensações do mundo?




Sem comentários:

Enviar um comentário