quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

A minha rinoplastia - parte 1: Introdução

Cada vez utilizo menos este pequenino espaço para escrever seja o que for. Não que não escreva de todo, gosto de escrever em dários, por exemplo – o que tenho feito durante esta pandemia.  Voltar a escrever num diário – já não escrevia um há 10 anos - foi um dos vários objectivos a que me propus fazer, durante aquela fase inicial, e meio desconhecida, do primeiro confinamento. No entanto, o que vou registar aqui hoje, neste bloguito, é algo que queria mesmo deixar registado online. Pimeiro, porque faz parte de outro grande objectivo - talvez o maior a que me propus fazer durante a pandemia; e segundo, porque creio que será um post útil a pessoas que, como eu, desejam lançar-se neste empreendimento, de preferência com um testemunho fidedigno e minimamente esclarecedor. 

Vou submeter-me a uma cirurgia plástica, com a qual vou resolver dois problemas. Um problema estético, e – o mais importante - um problema de saúde (cujo extenso quadro clínico, abordado de modo vergonhoso, ao longo de mais de 12 anos, por profissionais de saúde altamente questionáveis, dava para escrever uma odisseia digna de competir com a de Homero).

A cirurgia a que me vou submeter é uma rinoplastia, que inclui também septoplastia, e ainda um procedimento facial que prevê a resolução de uma ligeira assimetria do meu perfil, ao nível do queixo. Pela altura que publicar este post, já estarei a dias do dia da operação. Resolvi não me pronunciar sobre a questão demasiado cedo. Primeiro, e sobretudo, porque só durante o último ano se tornou um plano exequível, com uma estratégia de poupança maior do que a que já fazia, e com um calendário favorável à sua realização. Segundo, porque o próprio cenário padémico não permitia fazer grandes previões a longo prazo, e não me quis precipitar, anunciando um empreendimento destes que, por motivos de força maior, poderia ser alterado ou mesmo cancelado indeterminadamente, a qualquer momento. Outra das razões pelas quais quis documentar isto aqui, deve-se à séria dificuldade que tive em encontrar relatos de rinoplastias/septoplastias, em Portugal, divulgados na Internet, e com informações claras e testemunhos honestos. Existe, na minha opinião, uma espécie de “cultura do silêncio”, quanto às cirurgias estéticas, em Portugal  - assunto que também gostaria de mencionar, talvez noutro post.

 Apesar de ser uma pessoa muito privada e que preza o sossego social – não sou demasiado ativa online nem gosto de expôr demasiado daquilo que faço, dentro ou fora das redes – achei que um post destes seria pertinente. Primeiro porque é um modo de ter o registo desta experiência para mim, e poder regressar a ele quando quiser; depois, porque há uma evidente falta de exposição quanto a este tema em Portugal, que dificulta a procura de informação quanto a clínicas, médicos, procedimentos, recuperação, seguros, valores, entre outros. 

Estou ainda a tentar perceber de que modo escrever a minha experiência, de modo a que não seja um projeto que se arraste. Tenho muita tendência a deixar a meio tarefas criativas a que me proponho fazer, quer porque perco o interesse, quer devido à azáfama das minhas tarefas diárias. Tenho vários interesses e gosto de estar sempre a fazer coisas, o que me faz afastar um pouco das redes e do online. Mas vou comprometer-me com esta partilha, e fazer o meu melhor por relatá-la nesta plataforma online, de um modo que me seja fácil e descomplicado. Ainda estou a tentar fazer esse equilíbrio e acho que já tenho um bom post introdutório. No próximo, irei falar de como tudo começou; do meu historial médico, que me levou a ter de optar pela rinoseptoplastia, quase 13 anos depois daquilo que parecia ter sido apenas "uma grande constipação".

 

Sem comentários:

Enviar um comentário